• 7
  • 4
  • 5
  • 6
  • 8
cabelos category image
1/07/2015

Cronograma Capilar: o que é? Como funciona? Como intercalar hidratação, nutrição e reconstrução? Segue lendo que eu te conto!

Muitas vezes ouço pessoas dizendo que não sabem mais o que fazer com os cabelos, que já fizeram de tudo e eles continuam ralos, sem vida, quebradiços, e por aí vai.

E quando sugiro que elas façam um cronograma capilar, a maioria nunca nem ouviu falar sobre. Então, depois de muito pesquisar, de testar e aprovar, eu vim aqui explicar o que é isso que tantas blogueiras falam, e dizer se funciona mesmo.

Cronograma capilar é um ciclo de cuidados com os cabelos. Cada um desses ciclos dura, em média, um mês e consiste em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Antes de tudo, você precisa conhecer suas madeixas e saber do que ela precisa. Seu cabelo é liso, ondulado, cacheado; oleoso, misto, seco; natural, tem química; etc.? Depois de você saber do que ele precisa, você monta seu cronograma, que vai funcionar para você, para o seu tipo de cabelo, para o que ele precisa.

Mas, basicamente, é assim que funciona cada ciclo (ou, pelo menos, foi assim que funcionou para mim):

Primeira Semana: Hidratação; Hidratação; Nutrição;

Segunda Semana: Hidratação; Hidratação; Nutrição.

Terceira Semana: Hidratação; Hidratação; Reconstrução.

Quarta Semana: Hidratação; Hidratação; Nutrição.

Conhecendo o seu cabelo, você pode mudar a ordem do cronograma e adequar ao que seus fios estejam precisando.

Se você, assim como eu, tem a raiz bem oleosa e lava os cabelos todos os dias, é só lavar apenas com shampoo e condicionador de hidratação nos outros dias da semana.

Vamos entender, então, cada um dos tipos de shampoo/condicionador/máscara:

Cronograma Capilar - Hidratação

Hidratação: repõe as necessidades básicas e mantém a umidade dos fios. Dá brilho e movimento. Bom para cabelos sem brilho e secos. Ajuda a combater os danos do dia a dia. Componentes: álcoois modificados, pantenol, glicerina, extratos de frutas, extratos botânicos, etc. O que funcionou bem para o meu cabelo foi o Hidratação Profunda, da TRESemmé.

Cronograma Capilar - Nutrição

Nutrição: alimenta e devolve os lipídios para os fios. Diminui o volume, deixa o cabelo mais maleável e macio. Bom para cabelos volumosos, ressecados e sem maciez. Quando feita em excesso, a nutrição deixa o cabelo oleoso e pesado. Componentes: manteigas e óleos naturais. O que se adequou bem aos meus fios foi o Elseve Óleo Extraordinário, da L’Oréal Paris.

Cronograma Capilar - Reconstrução

Reconstrução: repõe a proteína dos fios e promove força, deixando-os menos quebradiços. Bom para cabelos danificados, com efeito de elástico, porosos, finos e quebradiços. Quando feita em excesso, a reconstrução tem o efeito contrário: o cabelo fica opaco e rígido, o que faz com que ele quebre com mais facilidade. Componentes: creatina, queratina, colágeno, arginina, cisteína, metionina, caseína, entre outras proteínas hidrolisadas e aminoácidos. O que deu o melhor resultado para meus fios foi o Reconstrução e Força, da TRESemmé.

Dicas e curiosidades:

1. Use os produtos sempre nessa ordem:

1.2. Shampoo + máscara + condicionador (dias que for tratar dos fios). É muito importante usar a máscara antes do condicionador. O shampoo abre as cutículas do cabelo e, assim, a máscara consegue penetrar com mais facilidade para cumprir sua função de cuidar dele de dentro para fora.

1.3. Shampoo + condicionador (dias que não for tratar dos fios).

2. Se seu cabelo estiver bem danificado, talvez precise de uma quarta etapa: a umectação. Para isso, é só utilizar óleos vegetais puros, sem silicone.

3. Você pode deixar a reconstrução para a última semana, se não pesar tanto nos fios. Para mim, não deu certo, porque, como falei, tenho a raiz oleosa. Depois da última etapa, fiquei uma semana sem o cronograma e comecei novamente (para não emendar a última nutrição do primeiro ciclo com as duas primeiras do segundo ciclo).

4. Seja como for seu cabelo, comece sempre pela hidratação, antes da reconstrução. Afinal, antes de reconstruir o fio, este precisa estar bem hidratado.

5. Ao utilizar qualquer das máscaras, enluve bem seu cabelo, mecha por mecha. Esse é o segredo para o produto penetrar bem e agir mais rapidamente. Portanto, nada de preguiça. Desligue o chuveiro (o meio ambiente agradece) e massageie bem antes de enxaguar.

Bem, eu tentei reunir aqui as informações mais importantes para alguém que nunca ouviu falar em cronograma capilar entender direitinho e poder começar o seu. Espero que consiga sanar as dúvidas de todos, mas se quiser saber algo mais, é só deixar nos comentários que eu respondo.

Se você já fez o cronograma, me conta aqui nos comentários a sua experiência (como foi, os produtos que usou, o resultado). Vou adorar saber!

Mil beijos!

Compartilhe com os amigos:
0 Comentário

  • TRUQUE DO RABO DE CAVALO | COMO FAZER O CABELO PARECER MAIOR SEM APLIQUE | #curtasjm
  • TEMPORADA MODA+DESIGN 2016 | MAKE, CABELO E LOOK | GET READY WITH ME
  • ÓLEO DE ARGAN MHPRO | RESENHA | CABELOS BRILHOSOS EM MINUTOS
  • COMO ENROLAR O CABELO EM 30 MINUTOS SEM USAR CALOR
  • Comente pelo facebook:
    Comente pelo Blog: